Linha Cancro da Mama apoiou mil mulheres

Desde que começou a funcionar, há um ano, a Linha Cancro da Mama já apoiou cerca de mil mulheres e as suas famílias. E o número de chamadas para este número de aconselhamento gratuito (21 243 05 04) tem vindo a crescer de mês para mês, revela a União Humanitária dos Doentes com Cancro.

“As mulheres recentemente diagnosticadas são as que mais procuram a Linha Cancro da Mama”, explica em comunicado Raquelinda Magalhães, voluntária da associação, que faz este atendimento. “Procuram respostas sobre o que podem fazer para enfrentarem da melhor maneira a doença”.

Num país onde todos os anos surgem 4500 novos casos de cancro da mama são muitas as dúvidas das mulheres sobre os diferentes tratamentos, como a quimioterapia ou a radioterapia, os seus efeitos secundários e sobre as formas como a doença as vai afectar no dia-a-dia. A União, que lançou o serviço em Julho do ano passado, diz que este apoio telefónico tem sido fundamental para reduzir a angústia do diagnóstico, porque quando o cancro é diagnosticado, a maioria dos doentes começa a procurar o máximo de informação sobre a doenças e os tratamentos. A linha funciona diariamente das oito às 22 horas.

joana.f.costa@sol.pt