Vítor Bento garante que BES está capitalizado

O novo presidente do BES garantiu hoje aos trabalhadores que o banco está capitalizado, embora enfrente ainda “obstáculos e desafios”. Numa mensagem enviada hoje de manhã, Vítor Bento adianta que o seu principal objectivo será “reconquistar a confiança dos mercados”, pondo fim à especulação.

Vítor Bento garante que BES está capitalizado

Na carta enviada aos trabalhadores, o gestor aborda a turbulência do banco nas últimas semanas. “Compreendo a ansiedade que os últimos tempos podem ter criado em todos vós, mas temos que nos focar no futuro e olhá-lo com confiança. Temos que trabalhar todos em conjunto para que o Banco continue a ser a referência que sempre tem sido”, realça.

E acrescenta: “Não vai ser possível responder hoje a todas as questões. Mas posso dizer-vos que o BES é uma instituição que está capitalizada, está assente na economia real e é líder na satisfação ao cliente a nível europeu – e que todos vós são parte integrante desta referência”.

Embora admita que subsistem “obstáculos e desafios”,  manifesta confiança no futuro e considera que os novos administradores José Honório e João Moreira Rato “são um trunfo para o BES, numa altura em que escrevemos um novo capítulo para o banco”.

Vítor Bento assume que a prioridade no BES “consiste em reconquistar a confiança dos mercados”, além de aproximar equipas, clientes, investidores e reguladores, “pondo fim à especulação”.

joao.madeira@sol.pt