PT e Rioforte em negociações com incumprimento à vista

O prazo para a Rioforte pagar o empréstimo de 847 milhões de euros à Portugal Telecom termina hoje. Ainda não há qualquer decisão oficial, mas o adiamento do pagamento da dívida é a hipótese mais provável apontada pela imprensa.

A Reuters avançou que a Rioforte está a preparar um pedido de protecção de credores para entregar no Tribunal no Luxemburgo. Decisão que pode dificultar as negociações da PT com a Oi.

Recorde-se que Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES)  e outros accionistas da Oi já manifestaram a intenção de rever a fusão entre as duas operadoras em caso de incumprimento por parte da Rioforte.

O lugar de Granadeiro como líder da PT e como vice-presidente da nova empresa a ser criada com a fusão PT/Oi também poderá estar em risco, com os accionistas brasileiros a exigirem a sua ‘cabeça’ depois de terem sabido do investimento de 900 milhões pela imprensa. Outra hipótese que tem estado em cima da mesa, segundo a imprensa, é a redução da participação da PT na nova empresa que deverá nascer até Outubro.

A intenção de avançar com um processo contra a operadora portuguesa e o seu líder, Henrique Granadeiro, também já está a ser estudada, como avançou o SOL na passada sexta-feira.

sara.ribeiro@sol.pt