Portugal coloca 1.250 milhões em Bilhetes de Tesouro

Portugal colocou hoje 1.250 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro a seis e 12 meses, mas com as taxas no prazo mais curto a cair para 0,243% e no mais longo a subir para 0,453%.

Segundo a página da agência que gere a dívida pública portuguesa na Bloomberg, foram colocados 400 milhões de euros a seis meses e 850 milhões de euros a 12 meses. 

As taxas de juro dos anteriores leilões de BT a seis e 12 meses tinham sido respectivamente de 0,438% em Março e de 0,364% em Junho.

A procura dos BT a seis meses cifrou-se em 982 milhões de euros (2,46 vezes superior ao montante colocado), enquanto a do prazo mais longo atingiu 1.745 milhões de euros (cerca do dobro da oferta).      

Esta é a primeira emissão de dívida depois de João Moreira Rato ter deixado a liderança do IGCP para assumir a administração financeira do Banco Espírito Santo (BES).

Sem presidente, a agência está a ser liderada pelos dois vogais do Conselho de Administração, Alberto Pontes Correia e Cristina Casalinho.

Segundo o director da Gestão de Activos do Banco Carregosa, Filipe Silva, "Portugal conseguiu, mais uma vez, boas taxas para se financiar no curto prazo".

"Os investidores mantêm o interesse em investir em dívida de curto prazo e os níveis de procura demonstram esse interesse", referiu, adiantando que "as taxas saíram em linha com as que estão a ser praticadas". 

Em relação às taxas, Filipe Silva considerou ainda que a taxa a seis meses foi "bastante positiva" e que a verificada a 12 meses registou apenas uma "subida marginal".

Lusa/SOL