Cratera gigante descoberta na Sibéria

Uma cratera gigante foi encontrada na região de Yamal, na Rússia. Acredita-se que o buraco tenha cerca de 80 metros de largura, mas a sua profundidade continua a ser desconhecida.

A misteriosa cratera formou-se a 30 quilómetros de Bovanenkovo, perto do maior campo de gás natural do mundo. As explicações inicialmente apontadas para o surgimento do enorme buraco são a queda de um meteorito ou o colapso de rochas.

Segundo o jornal russo The Siberian Times foi enviada uma equipa de investigação, esta quarta-feira, para tentar descobrir o que provocou o fenómeno. A equipa formada por peritos do Centro de Estudos do Árctico e da Academia de Ciências Russa vai recolher amostras de solo, do ar e água locais.

A cientista do Centro de Pesquisa do Árctico Anna Kurchatova esclareceu, aquele jornal, que a causa mais provável da formação daquela cratera é o derretimento de gelo – provocado pelo aquecimento global -, que, misturado com sal e grandes quantidades de gás, existentes naquela região, provocou uma explosão de grandes dimensões. De acordo com a cientista o derretimento de gelo na Sibéria é alarmante, tornando esta região perigosa.

barbara.silva@sol.pt