Cruz Vermelha ganha financiamento para dois anos

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai receber 150 mil euros, durante dois anos, da parte da marca de automóveis Land Rover. O financiamento, destinado ao projecto ‘Portugal Mais Feliz’, permite à organização internacional aumentar em mais de 50% as famílias abrangidas pelo seu programa de apoio e inserção social e profissional.

Desde 2011 a Cruz Vermelha Portuguesa apoiou 4.500 pessoas com o Portugal Mais Feliz e o financiamento da Land Rover permite chegar a mais 600 famílias, cerca de 2.400 pessoas, até 2015.

O projecto passa principalmente pelo apoio integrado na procura de diferentes soluções para casos de pobreza, desemprego ou problemas de saúde. Mais especificamente, a equipa do programa faz intervenções sociais de apoio a famílias; concede ajuda alimentar ou produtos como vestuário em casos de emergência; e apoia pessoas em carência financeira, falta de emprego ou integração escolar/profissional.

O apoio da Land Rover à Cruz Vermelha Portuguesa é apenas uma pequena fatia da parceria global entre a marca britânica de veículos todo-o-terreno e a Cruz Vermelha/Crescente Vermelho. Ao todo, a construtora vai investir 19 milhões de euros até 2018 em projectos da organização, prevendo ajudar 12 milhões de pessoas até 2020.

Além do Portugal Mais Feliz, da CVP, a Land Rover vai contribuir com veículos e ajuda económica para o Sudão do Sul, através da Cruz Vermelha austríaca; apoiar sem-abrigo nas regiões italianas de Milão e Roma; ajudar desempregados e famílias com poucos rendimentos em Espanha, durante cinco anos, a encontrarem emprego ou melhorar a qualificação; e ainda apoiar a Cruz Vermelha em situações de emergência e iniciativas relacionadas com saneamento, água potável e apoio social no Reino Unido e Holanda, além dos países referidos atrás, como Portugal.

emanuel.costa@sol.pt