Durão Barroso de visita ao Brasil

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, inicia hoje uma visita de cinco dias ao Brasil, no decurso da qual reunir-se-á na sexta-feira, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff.

Durão Barroso de visita ao Brasil

 

De acordo com fontes comunitárias, no encontro com Rousseff, que terá lugar no Palácio do Planalto, os dois presidentes vão discutir as relações entre União Europeia e Brasil e também as negociações do Acordo de Associação entre a UE e o Mercosul.

Esta é a segunda vez que Durão Barroso e Dilma Roussef se encontram este ano, depois de terem participado, em Fevereiro, na 7.ª Cimeira UE-Brasil, marcada pelo compromisso de reforçar os laços económicos e comerciais entre as duas partes.

Ainda na capital brasileira, Durão Barroso será distinguido com o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, pela sua "actuação na redemocratização de Portugal e papel de destaque nas relações internacionais", destacando a instituição universitária o seu papel na "autodeterminação do Timor-Leste e no processo de paz em Angola", além do trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos à frente da Comissão Europeia.

Já no Rio de Janeiro, o presidente do executivo comunitário tem encontros previstos com o governador Luiz Fernando de Souza, com o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e com a comunidade empresarial, participando num seminário sobre a "União Europeia e Brasil no actual cenário internacional".

Lusa/SOL