Separatistas pró-russos garantem ‘acesso seguro’ aos investigadores

Os separatistas pró-russos estão de acordo em permitirem aos investigadores internacionais um “acesso seguro” ao local da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia, anunciou hoje a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Separatistas pró-russos garantem ‘acesso seguro’ aos investigadores

Os separatistas comprometeram-se a fornecer "acesso seguro e garantias de segurança para a comissão de investigação nacional, incluindo investigadores internacionais, na área sob o seu controlo", informou o grupo de contacto trilateral sobre a crise ucraniana em comunicado, acrescentando que os rebeldes iriam fechar o local e permitir às autoridades recuperarem os corpos das vítimas.

Com 298 pessoas a bordo, 154 das quais holandeses, o avião, que voava sob o número MH17, despenhou-se na quinta-feira na região leste da Ucrânia, junto á fronteira com a Rússia.

O aparelho, um Boeing-777 fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur e desapareceu dos radares da Ucrânia a uma altitude de 10.000 metros.

O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.

Lusa/SOL