Sabor a Índia em Porto Covo

A 16.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) abre esta sexta-feira com os sabores exóticos da Índia.

Hoje e amanhã, pelas ruas de Porto Covo, actua a Jaipur Maharaja Brass Band, um conjunto oriundo do Rajastão. Tocadores  (de metais e de percussões), acompanhados por uma bailarina, fazem a festa com temas tradicionais. Esta sexta, mais tarde, às 23h15, é hora de o cantor Bachu Khan (também do Rajastão) subir ao palco montado no Largo Marquês de Pombal e encantar o público.

Mas há mais propostas neste dia de abertura: o guitarrista português Custódio Castelo traz consigo Shina, uma fadista luso-francesa. De França vem também a dupla de rappers e beatboxers KrisMenn/AleM. 

No sábado, o trio israelita Istiklal apresenta sonoridades típicas do Médio Oriente, em especial da Turquia. Deste país chega também Erdal Erzincan que, junto com o iraniano Kayhan Kalhor, darão a conhecer com virtuosismo os instrumentos baglama e kamancheh. A noite não termina sem a actuação do guitarrista Teta, de Madagáscar.

Para terminar o bloco de concertos gratuitos em Porto Covo (o FMM prossegue na segunda-feira em Sines), no domingo, a poliglota Karolina Cicha e o multi-instrumentista Bart Palyga dão a conhecer músicas das várias etnias presentes da sua região da Polónia (Podláquia), a moçambicana Selma Uamusse canta temas do álbum que está a gravar entre Lisboa e Maputo e , por fim, o grupo Cimarrón mostra por que são considerados o melhor grupo de música llanera colombiana.