Europa e EUA tinham alertado para risco de aviões sobrevoarem Leste da Ucrânia

As principais entidades para a segurança aérea na Europa e nos EUA alertaram em Abril os operadores para os riscos de os aviões civis sobrevoarem o espaço aéreo no Leste da Ucrânia – onde esta quinta-feira se despenhou o avião da Malaysia Airlines, com 295 passageiros. E recomendaram que os aviões europeus e norte-americanos escolhessem…

Europa e EUA tinham alertado para risco de aviões sobrevoarem Leste da Ucrânia

A 3 de Abril, a Agência Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) emitiu mesmo um boletim a informar todas as companhias sobre a instabilidade naquela zona, devido à disputa entre a Federação Russa e a Ucrânia pelo controlo do espaço aéreo em Simferopol, capital da República Autónoma da Crimeia. 

A EASA sugeria que os operadores "evitassem" o espaço aéreo daquela região e que arranjassem outras rotas, devido aos sérios riscos para a segurança dos voos civis internacionais. "As autoridades nacionais de aviação devem assegurar que todos os operadores aéreos têm conhecimento desta informação", concluíam os responsáveis da Agência.

Um dia depois desta entidade ter feito o alerta, a Administração Federal de Aviação dos EUA avançou com a mesma recomendação às suas companhias aéreas.

Apesar dos avisos, os operadores têm toda a liberdade para escolher as rotas comerciais.  

catarina.guerreiro@sol.pt

joana.f.costa@sol.pt