Novelas e praia para sobreviver ao Verão

No meio das eternas reposições e emissões em directo das praias,  nos programas da manhã e noticiários, ainda é possível encontrar algumas novidades nas grelhas de Verão com que as estações tentam enfrentar um período em que se vê menos TV.

A RTP1 começa a transmitir já a partir de meados deste mês a novela Água de Mar, em horário tardio, a seguir a Benvindos a Beirais. Já a SIC estreará em Agosto (ainda sem dia  definido) Sal, uma série com Rui Unas, João Manzarra e César Mourão filmada em Cabo Verde. Na TVI,  aposta-se numa nova novela, mas só para Setembro: Jardins Proibidos, a continuação da trama que fez sucesso em 2000.

Segundo noticiou o DN, o protagonista de Água de Mar, Rui Santos (conhecido dos miúdos pelo seu papel na série Inspector Max) aparecerá em cenas de nu integral (protegido de processos na ERC pelo horário tardio em que a série será emitida). É o primeiro projecto de ficção da Coral Europa, a nova produtora, com consultoria de José Eduardo Moniz.

De resto, Verão Total, é a aposta da RTP para animar as manhãs, com directos das praias e temas leves. Vai ser apresentado de forma alternada por vários rostos conhecidos da TV pública.

O 5 Para a Meia Noite reaparecerá a partir de 10 de Julho, coincidindo com o Festival Optimus Alive com o qual a RTP celebrou uma parceria.

Um clássico é a Volta a Portugal, da qual, como sempre, a RTP fará a cobertura exaustiva: entre  30 de Julho e 10 de Agosto, várias equipas seguirão os ciclistas na 76.ª Volta ao país em bicicleta.

Já a SIC vai manter no ar durante todo o Verão o concurso O Poder do Amor (aos domingos, com Bárbara Guimarães a acompanhar os desafios feitos aos casais concorrentes) e Sabadabadão (com Júlia Pinheiro e João Baião). Para a reentrée já se anuncia o regresso de Factor X às noites de domingo.

Após a decisão de manter Judite de Sousa afastada dos ecrãs por «um longo período», de luto, os horários e esquemas de apresentação dos programas assumidos até aqui pela directora-adjunta da TVI estão a ser revistos. Mas já está decidido que será José Alberto Carvalho a conduzir o programa Olhos nos Olhos, com Medina Carreira, e o comentário de domingo com Marcelo Rebelo de Sousa.

Se quiser alternativas, no cabo, destaque para a transmissão, na Fox Life, da última temporada da série Foi Assim que Aconteceu, com Neil Patrick Harris, e da 5.ª temporada de Uma Família Muito Moderna.

telma.miguel@sol.pt