Homem chegou à lua há 45 anos

Há precisamente 45 anos, a Apollo 11 alcançava um dos maiores feitos da História da Humanidade: Era a primeira nave espacial tripulada por humanos a aterrar na lua. Seis horas após este acontecimento, já no dia 21, Neil Armstrong tornou-se no primeiro Homem a pisar a superfície lunar.

Armstrong e Buzz Aldrin, ambos norte-americanos, estiveram 8 dias, 3horas, 18 minutos e 35 segundos no Espaço, tendo a Apollo 11 sido lançada da Florida a 16 de Julho de 1969 e regressado no dia 24 de mesmo mês.

Transmitida na televisão, esta aterragem tornou-se num dos momentos mais emblemáticos de sempre. A frase proferida por Armstrong para descrever aquele momento – “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a Humanidade” – é usada em todo o Mundo para caracterizar grandes feitos.

Para além deste momento, outra das imagens mais partilhadas de sempre é a pegada de Aldrin na lua, que fazia parte de uma experiência para testar o solo lunar e acabou por se tornar num dos maiores marcos da fotografia e da História humana.

joana.alves@sol.pt