MH17: Obama pressiona Putin

O Presidente dos Estados Unidos pressionou o homólogo russo para que este passe à acção. Obama disse que é “responsabilidade da Rússia” convencer os separatistas a permitir que os investigadores tenham acesso pelo ao sítio em que caiu na quinta-feira o avião da Malaysia Airlines.

“A Rússia tem influência extraordinária sobre esses separatistas. A Rússia incitou-os, treinou-os, armou-os com equipamentos militares e armas, incluindo anti-aéreas. Os russos e em particular o Presidente Putin têm a responsabilidade de exortar os rebeldes a cooperar com a investigação”, declarou Obama na Casa Branca. “O Presidente Putin diz que apoia uma investigação completa e transparente. São palavras bem-vindas, mas têm de ser apoiadas por uma investigação”, concluiu.

Isto no mesmo dia em que o ministro da Defesa russo negou que Moscovo tenha fornecido os separatistas com mísseis BUK. Além disso, Sergei Shogu afirmou que um avião de combate ucraniano foi avistado num raio de cinco quilómetros do voo MH17, mas não apresentou quaisquer provas.

No terreno, os restos mortais de 282 das vítimas estão a ser transportados em carruagens refrigeradas num comboio para Carcóvia (Kharkiv) e, em seguida, entregue às autoridades holandesas.

A segunda-feira ficou ainda marcada por combates em Donestk que causaram cinco mortos.