Rui Costa anuncia abandono da Volta à França através do Facebook

O ciclista Rui Costa utilizou a rede social Facebook para dar uma má notícia aos seus fãs. O atleta tem uma broncopneumonia, resultado de uma bronquite mal curada, e foi obrigado a desistir do Tour.

Rui Costa anuncia abandono da Volta à França através do Facebook

“Ontem no dia de descanso, após o treino, senti-me muito mal, com dores musculares e febre. Fui levado ao hospital fazer um raio-x e o resultado foi este. Ainda esperámos para ver como despertava hoje para tomar uma decisão definitiva, mas sinto-me pior, como se tivesse sido atropelado por um camião”, explicou Rui Costa na sua página oficial.

“Queria continuar mas o doutor fez-me entender e concordar que além de por em risco a minha saúde, posso por em risco a minha própria carreira, por isso tomamos esta decisão: vou abandonar o Tour”, acrescentou.

O mesmo é explicado no comunicado oficial emitido pela Lampre-MERIDA, a equipa do atleta português: “O campeão do mundo, 13 ° até esta altura na classificação geral, foi forçado a aposentar-se [da Volta à França] após ter realizado um raio-x no dia de descanso e este ter mostrado sinais de pneumonia. Nos últimos dias, Rui Costa estava com uma bronquite catarral (…) No dia de descanso, acordou com o que aparentava ser um estado geral de fadiga. Foi submetido a vários testes, sempre acompanhado pelo médico da Lampre-MERIDA, Dr. Beltemacchi, que levaram a um diagnóstico incompatível com a continuação no Tour de France”.

“Peço desculpa a todos vocês amigos, à minha equipa e à organização da Volta à França, mas a minha saúde não me permite continuar. Boa Sorte aos meus colegas e a todos os portugueses. Estarei em casa a torcer por vocês”, lê-se no final da mensagem de Rui Costa, divulgada no Facebook.

joana.alves@sol.pt