PJ faz maior apreensão de tabaco da Europa

A Polícia Judiciária participou na maior apreensão de tabaco deste ano na Europa, tendo sido confiscados numa operação internacional 32 milhões de cigarros e quatro toneladas de tabaco de contrabando.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da PJ, em colaboração com a Polícia Marítima, participou na investigação a um grupo organizado internacional que tentava contrabandear tabaco num navio mercante.

Esta operação que no nosso território mobilizou vários inspectores da Polícia Judiciária foi desencadeada ao fim de vários meses de investigação, envolvendo entre outros países, a Eslovénia (local de embarque da mercadoria), Portugal (país de escala) e a Republica da Irlanda (destino e desembarque).

A operação culminou com a detenção de alguns dos tripulantes da embarcação, a apreensão do navio “MV Shingle”, de pavilhão moldavo na data da apreensão, bem como de 32 milhões de cigarros e cerca de quatro toneladas de tabaco para cachimbo de água, avaliados em 14 milhões de Euros, segundo referiram ao SOL fontes da PJ.

“O grupo organizado internacional é constituído por cidadãos da República da Irlanda e do Reino Unido, e os doze tripulantes do navio são de nacionalidade ucraniana”, ainda de acordo com informações da Polícia Judiciária, segundo a operação decorreu no âmbito da cooperação internacional e em cumprimento de um pedido das autoridades da República da Irlanda”.