Vigília vai homenagear 35 milhões de mortos pelo VIH/sida

As cerca de 35 milhões de pessoas que já morreram em todo o mundo com VIH/sida vão ser hoje homenageadas numa vigília em Melbourne, Austrália, onde decorre a conferência internacional com cerca de 12 mil participantes.

Segundo a organização, a vigília vai recordar os que morreram com sida, mas também "celebrar os triunfos da ciência e medicina" no que respeita ao VIH.

"Este evento terá um significado extra em homenagem aos seis delegados que morreram no acidente do voo MH17" da Malaysia Airlines que caiu quinta-feira no leste da Ucrânia.

Na conferência, uma das principais sessões de hoje discutiu o impacto das políticas de droga nas pessoas que consomem drogas injectáveis, a propagação do VIH e doenças associadas como a tuberculose e a hepatite.

Os principais avanços no tratamento do VIH/sida e das doenças associadas são outro tema central durante toda a conferência, cuja parte científica começou no domingo e se estende até sexta-feira.

Na sua mensagem de abertura do evento, o director executivo do ONUSIDA, Michel Sidibé, afirmou: "Acabar com Sida é o único sonho que todos devemos ter".

Lusa/SOL