Cultura

Piano de Casablanca vai a leilão

Ingrid Bergman nunca disse exactamente ‘Play it again, Sam’ no filme de Michael Curtiz, considerado um dos filmes mais românticos de sempre, mas embora a deixa seja mítica, a verdade é que o piano do Rick’s Café do filme Casablanca é uma das peças de memorabilia do cinema mais inesquecíveis.

O piano vertical cor-de-rosa que tocou As Time Goes By irá a leilão no próximo dia 24 de Novembro através da casa Bonhams em Nova Iorque e é a peça central de um grande lote de objectos do cenário de Casablanca, entre os quais se inclui as portas do café de Rick Blaine onde a resistência aos nazis conspirava debaixo do nariz das tropas ocupantes, durante a II Guerra Mundial.

É uma venda histórica. Catherine Williamson, directora de vendas de memorabilia da Bonhams, considerou tratar-se de "uma das colecções de memorabilia cinematográficas mais significativas em mãos privadas". Acredita-se que o piano ultrapasse o mais de meio milhão de euros que alcançou em 2012 o segundo piano do filme onde foram gravadas as cenas de flashback em Paris e onde Sam tocou pela primeira vez, enquanto Ilse  (Ingrid Bergman) e Rick Blaine (Humphrey Bogart) se apaixonavam.

telma.miguel@sol.pt