Universidade de Évora abre novos cursos e não aumenta propinas

Universidade de Évora (UÉ) vai abrir candidaturas para Licenciaturas e Mestrados Integrados em dois novos cursos: Matemáticas Aplicada à Economia e à Gestão, e Línguas e Literaturas. No total haverá neste ano lectivo 33 opções disponíveis e 1136 vagas distribuídas pelos diferentes cursos. A UÉ vai também manter o valor das propinas e apostar numa…

Universidade de Évora abre novos cursos e não aumenta propinas

A manutenção das propinas no valor de 1037,20€ para os estudantes nacionais deve-se ao facto de “a situação económica dos portugueses não ser muito confortável”, refere Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora. Por isso, acrescenta, “decidimos manter o valor da propina igual”. No caso dos estudantes internacionais, a propina terá o valor de 4000€ e será uma forma de “financiamento da instituição”, reconhece a reitora, ao mesmo tempo que pode “aumentar o número de alunos”. Para além disso “poderá diversificar o nosso público, com vantagens para os novos alunos”, acredita Ana Freitas.

Para além das novas opções, a UÉ é a única universidade do país a disponibilizar os cursos de Engenharia Mecatrónica e de Engenharia e Energias Renováveis. E vai também aumentar o número de vagas para os cursos de Biologia, Ciências do Desporto, Engenharia Informática, Ciência e Tecnologia Animal e Biotecnologia.

A universidade também disponibiliza na área das Ciências Sociais, cursos como Gestão, Relações Internacionais, Psicologia e o de Línguas e Literaturas que vai abrir no ano lectivo 2014-2015. Na área das artes, dispõe ainda dos cursos de Arquitectura, Música, Teatro e Artes Visuais – Multimédia e Design. E na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus oferece o de Enfermagem. 

barbara.silva@dn.pt