Portuguesa entre os 35 finalistas para prémio europeu

Rita Moreira, que com outros três portugueses estava entre os 100 escolhidos para o concurso europeu Electrolux Design Lab, passou à próxima fase, fazendo agora parte do lote de 35 finalistas. Pode ganhar um estágio de seis meses num dos centros de design da empresa de electrodomésticos.

A estudante da Escola Superior de Artes e Design – que desenvolveu Little Helper, um sistema que combina uma aplicação para smartphones e um dispositivo externo que controla o crescimento de vegetais em casa – concorreu contra 1.700 outros projectos, vindos de 43 países.

Na próxima fase serão escolhidos os seis melhores projectos, conhecidos em Outubro, que participam depois no evento final em Novembro. Mesmo que Rita Moreira não seja um dos seis eleitos pelo júri, pode ganhar 1.000 euros se for a preferida do público numa votação online.

O grande vencedor do Electrolux Design Lab, que já vai na sua 12.ª edição, recebe 5.000 euros e um estágio remunerado de seis meses. O segundo lugar dá direito a 3.000 euros e o terceiro classificado ganha 2.000 euros.

emanuel.costa@sol.pt