Casa dos Animais de Lisboa é inaugurada na segunda-feira

A Casa dos Animais de Lisboa [nova designação do canil/gatil municipal], em Monsanto, que foi alvo de obras de melhoramento, é inaugurada na segunda-feira, anunciou hoje o vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro.

O anúncio foi feito hoje, durante a reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa, que decorre desde as 15h00 nos Paços do Concelho.

De acordo com Duarte Cordeiro, houve uma "profunda reorganização das instalações" daquele equipamento municipal.

Na inauguração de segunda-feira, adiantou, serão assinados protocolos de cooperação com as Faculdades de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusófona, e com a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais.

O vereador referiu ainda que, no final deste ano, será lançada uma campanha de adopção de animais que conta com a participação de figuras públicas.

Em 2011, foi interposta pelo Grupo de Lisboa da Campanha para a Esterilização de Animais Abandonados uma providência cautelar, aprovada pelo Tribunal Administrativo e de Circulo de Lisboa, que proibia o canil/gatil municipal de aceitar animais, com algumas excepções, e obrigava a reestruturar os serviços de forma a cumprir as condições exigidas por lei.

Foi nesse ano que começaram as obras agora concluídas.

Segundo Duarte Cordeiro, esta "providência cautelar foi levantada".

Lusa/SOL