GNR afastados das Festas do Mar de Cascais

O nome da banda liderada por Rui Reininho chegou a ser dado como certo para a edição deste ano das Festas do Mar de Cascais, mas o anúncio do cartaz oficial deitou por terra aquilo que parecia definido. Os GNR não serão os cabeças de cartaz do dia 21 de Agosto – este lugar caberá…

Segundo a Câmara Municipal de Cascais tudo não terá passado de um rumor: “Sabemos que o nome dos GNR chegou a aparecer em vários blogues, mas a banda não teve nenhuma proposta feita por nós. Só os contratámos para a Fiartil e, aliás, as bandas que tocam na Fiartil não tocam nas Festas do Mar”.

A história, no entanto, parece estar longe de ser assim tão simples. Por um lado, basta comparar os cartazes dos dois eventos para perceber que há músicos, como André Sardet, que actuam em ambos.

Por outro, fonte próxima aos GNR contou ao SOL que o concerto nas Festas do Mar “estava prometido”. Aliás, a banda terá proposto preparar um concerto propositadamente para as estas festas do concelho de Cascais deste ano. 

O empresário encarregue das contratações (que trabalha também com Anselmo Ralph) aceitou, fazendo como única contraproposta que a banda também tocasse na Fiartil – concerto que aconteceu a 28 de Junho. No dia a seguir a Rui Reininho ter abandonado o directo do The Voice Portugal saiu o cartaz das Festas do Mar e os GNR não estavam.

A banda terá indagado o que se passou, mas nunca obteve uma resposta concreta. Por um lado, foi informada que a decisão teve justamente a ver com a situação ocorrida no programa da RTP (Veja a entrevista de Rui Reininho na edição impressa do SOL, esta sexta-feira). Por outro, que a decisão nada teria a ver com esta questão, mas com “outros interesses”.

Certo é que os GNR não actuarão nas Festas do Mar de Cascais. Mas a Câmara Municipal assegura que a banda “estará em cima da mesa para outros eventos”.

raquel.carrilho@sol.pt