Caminho sonoro para a Índia

Na terra de Vasco da Gama, o Festival Músicas do Mundo (FMM) parte hoje da música tradicional das terras de Miranda do Douro e termina na guitarra eléctrica indiana.

É em mirandês que o sétimo dia do FMM, em Sines, começa. Os Galandum Galundaina apresentam a partir das 19h o resultado de anos de recolhas de música tradicional de Trás-os-Montes. Arreola Carballo, ao contrário do que o nome possa indicar, é um trio. Alonso e Chema Arreola e Mardonio Carballo são mexicanos e trazem a sua mistura de rock experimental com poesia índia. 

Um dos concertos mais aguardados da 16.ª edição é o do etíope Mulatu Astatke, considerado o pai do chamado ethio-jazz. A noite continua por África, mas em português, com Nástio Mosquito. A noite termina no castelo de Sines com a actuação da canadiana de origem haitiana Mélissa Laveaux.

A festa continua na Avenida da Praia com outros dos concertos que mais expectativas reúne, os colombianos Meridian Brothers, que trazem uma mistura de ritmos americanos com elementos psicadélicos. E já madrugada alta, o virtuoso do sitar Niladri Kumar traz da Índia a sua interpretação de um sitar contemporâneo, o ‘zitar’, composto por cinco cordas e eléctrico, e cujas sonoridades se cruzam com o do rock progressivo.