Médicos extraíram 232 dentes de um jovem

Médicos indianos retiraram 232 dentes da boca de Ashik Cavai, jovem de 17 anos, numa operação que demorou mais de sete horas. 

O adolescente já sofria de dores há mais de 18 meses mas os médicos da sua aldeia não conseguiam perceber o que se tratava. O seu pai, Suresh Cavai, decidiu procurar outra opinião médica. “Temia que fosse cancro, por isso resolvi ir com o meu filho a Mumbai”, disse Suresh à BBC. 

“De acordo com a literatura médica disponível sobre o assunto, sabíamos de um caso de uma pessoa que teve o maxilar superior afectado e foram retirados 37 dentes a partir de um tumor, mas neste caso o tumor era no maxilar inferior e encontrámos centenas”, contou Sunanda Dhiware, chefe de Ortodontia do hospital de Mumbai, a maior cidade do país, à BBC.

Dhiware afirmou nunca ter visto nada igual “em mais de 30 anos de carreira” e descreveu este caso como sendo “muitíssimo raro” e um “recorde mundial”, ressalvando que se encontra “radiante por receber um caso tão interessante”.

Ashik chegou ao hospital com um inchaço no maxilar direito. “Foi diagnosticado um complexo tumor, em que numa única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tumor benigno “, informou a chefe de Ortodontia do hospital.

A médica contou ainda que de início não conseguiam cortar os dentes e por isso tiveram que usar um simples “martelo e um cinzel para arrancá-los”. “ Os dentes começaram a sair, um a um, até que contámos 232”, acrescentou.

A cirurgia, realizada na segunda-feira, decorreu sem quaisquer problemas, envolveu dois cirurgiões mais dois assistentes. Ashik tem agora 28 dentes.