PT garante que gestores não vão receber prémio de 30 milhões

PT garante que gestores não vão receber prémio de 30 milhões A Portugal Telecom assegurou que não foi pago nenhum prémio de performance aos seus administradores no valor de 30 milhões de euros pela operação da fusão com a brasileira Oi.

O comunicado enviado pela operadora liderada por Henrique Granadeiro surge no seguimento do pedido de informação endereçado à CMVM pela Associação dos investidores e analistas técnicos do mercado de capitais (ATM), sobre a existência de uma provisão de 30 milhões de euros para pagamento de um bónus extraordinário sobre o aumento de capital da Oi e a operação da combinação de negócios PT/Oi.

“A PT SGPS SA esclarece que não só não foi pago qualquer bónus sobre as referidas operações, como, também, não existe qualquer provisão nas contas da PT SGPS SA relacionada com este tema”, explica a empresa no mesmo comunicado.

De acordo com a carta enviada à CMVM pela ATM o problema da existência de um prémio de 30 milhões de euros para a gestão da PT pode pôr em causa “o dever da gestão em agir livremente de qualquer interesse pessoal e segundo critérios de racionalidade empresarial”.

Por isso, a ATM pediu ao regulador de mercado que “tome as medidas que considerar necessárias” tendo em vista esta informação. 
A informação divulgada pela PT sobre a fusão com a Oi não discrimina os custos. O documento  refere apenas que os custos com a operação somados ao pagamento de um dividendo de 10 cêntimos, traduzem-se em cerca de 1,9 mil milhões de euros.

Além deste pedido, a associação também quer avançar com uma acção popular contra a operadora devido às perdas que o investimento de 900 milhões na Rioforte causou aos accionistas.

sara.ribeiro@sol.pt