Romance inacabado de Saramago chega às livrarias em Outubro

‘Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas’ é o título do romance inacabado de José Saramago que, de acordo com o editorial de Julho da revista Blimunda, assinado por Pilar del Río, viúva do escritor, será publicado em Outubro. O livro, que tem poucos capítulos, diz Pilar del Río, presidenta da Fundação Saramago, é “uma forma de repúdio…

Romance inacabado de Saramago chega às livrarias em Outubro

Além dos primeiros capítulos do romance chegarão também às mãos dos leitores as notas do autor, escritas por Saramago quando deu início ao livro. É nelas, explica um comunicado da Fundação Saramago, que se descobre o “andamento e o desenlace da História” que Saramago pretendia contar.

‘Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas’, título que Saramago foi buscar a versos de Gil Vicente, é protagonizado por um funcionário de uma fábrica de armas que vive num permanente conflito moral decorrente do seu trabalho, depois de descobrir “pela força das circunstâncias, que a sua laboriosidade permite que uma engrenagem odiosa continue em movimento e a marcar os mapas e as dominações”, escreveu Pilar del Rio, que assegura também que Saramago precisava “de partilhar uma última reflexão com os leitores, e assim, partindo de um singular ponto de vista, iniciou um relato sobre as armas que nutrem o grande fracasso ético do ser humano que são as guerras”.

A presidenta da Fundação explica que Saramago não conseguiu acabar o romance por lhe terem faltado as forças. As páginas que escreveu serão, porém, publicadas não só em português como em espanhol, catalão, e italiano, tanto no continente europeu como no americano já em Outubro. Mais tarde serão feitas edições noutras línguas.  

E, escreve Pilar del Rio, será esta a derradeira obra. “Com Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas acaba-se a obra de José Saramago, o homem que não queria morrer sem ter dito tudo”. 

rita.s.freire@sol.pt