Terrorista usa cuecas-bomba duas semanas que por isso não funcionaram

Um terrorista que conseguiu entrar num avião com um dispositivo de explosivos instalados na sua roupa interior frustrou o atentado por ter usado as cuecas durante duas semanas. Resultado: o dispositivo não funcionou devido à falta de higiene que afectou o detonador dos explosivos.

Terrorista usa cuecas-bomba duas semanas que por isso não funcionaram

A informação sobre a causa do fracasso do atentado foi agora divulgada por uma entidade oficial norte-americana, segundo o jornal The Telegraph.

O caso, que ficou conhecido como o atentado das ‘cuecas-bomba’, aconteceu no dia de Natal de 2009. Umar Abdulmutallab, um nigeriano educado na Grã-Bretanha, foi bem sucedido a introduzir o dispositivo com explosivos num avião com destino a Detroit, nos EUA. Este tinha a aparência – e o uso – de uma peça de roupa interior.

Dentro do aparelho, Umar conseguir espoletar o engenho, mas este não explodiu como devia, apenas causando queimaduras ligeiras no bombista.

John Pistole, responsável pela Administração de Segurança nos Transportes norte-americana, disse esta quinta-feira que a bomba falhou porque Umar usou a mesma roupa interior, leia-se o dispositivo, durante pelo menos duas semanas.

Questionado sobre se a razão do fracasso tinha sido a existência de ‘humidade’ no detonador, Pistole respondeu: “Digamos que ele ficou degradado”.

O terrorista frustrado, de 27 anos e com ligações à Al Qaeda, foi entretanto condenado à prisão perpétua por tentativa de uso de arma de destruição maciça e assassínio sob a forma tentada.