Bill Watterson voltou às tiras no Washington Post

Foram só três mas deu para provocar uma pequena revolução. Ninguém soube, nem o próprio jornal. O objectivo foi leiloar as tiras originais para solidariedade.

O criador da célebre tira cómica Calvin & Hobbes quebrou 19 anos de silêncio e voltou aos desenhos.

Aquela última tira publicada por Bill Watterson no dia 25 de Dezembro de 1995 – uma tira dominical a cores, em quatro vinhetas – com Calvin e o seu tigre Hobbes no famoso trenó a descerem a montanha rumo à exploração. Fim. Tudo acabou aí. Até agora, quase duas décadas depois.

Como três tiras abalam o mundo.

O eremita Bill Watterson (sim a única foto que se lhe conhece é esta) teve uma colaboração discreta com Stephan Pastis – pedindo para participar no seu espaço Pearls Before Swine –, com desenho e escrita da sua autoria.

 

O lettering denunciou Watterson.

 

 

Pastis nem queria acreditar quando leu o email de Watterson.

“Deixem-me só dizer isto. Receber um email de Bill Watterson já é uma das experiências mais surreais que tive. Bill Watterson existe mesmo? E escreve emails? E quer falar comigo?"

E sim queria.

“Se me perguntarem quais as probabilidades de Bill Watterson fazer aquelas tiras para mim, diria que são as mesmas de ter Jimi Hendrix a dizer-me que tinha um novo riff de guitarra. E sim, eu sei que Hendrix está morto”, disse um eufórico Pastis.

E escreveu-lhe de volta.

“Dear Bill, Farei tudo o que quiser, até pegar fogo ao meu cabelo”.

Bill Watterson apenas pediu que o trabalho original fosse leiloado para beneficência e que Pastis não contasse a ninguém até o trabalho ser publicado.

O que Pastis fez foi publicar seu Twitter. “Esta semana as tiras de Pearls vão ter uma surpresa de abrir a boca”. O que levou muitas pessoas a olharem as tiras com outros olhos. Foi o lettering que denunciou de caras que se tratava de Watterson.

As tiras saem no Washington Post, o diário norte-americano que denunciou o escândalo Watergate. E desta vez nem sabia que tinha outro exclusivo mundial.