Sarkozy alvo de nova investigação

Nicholas Sarkozy vai ser alvo de uma nova investigação por parte das autoridades francesas. Segundo avança esta terça-feira o Le Parisien, o procurador da República de Paris vai investigar não só o ex-presidente francês como o seu partido, o UMP (União por um Movimento Popular), por financiamento ilegal à campanha eleitoral de 2007.

“As investigações visam um sistema de facturas falsas que permitiram imputar fraudulosamente despesas de campanha do candidato nas contas do partido”, adianta o jornal francês.

A investigação baseou-se em documentos obtidos pela polícia no caso Bygmalion, que está a analisar a possibilidade de Sarkozy ter utilizado a empresa de comunicação Bygmalion para eliminar os gastos da sua candidatura à presidência em 2012.

Recorde-se que no início do mês de Julho, o antigo presidente francês foi detido e acusado de tráfico de influências e violação do segredo de justiça. Escutas telefónicas revelaram que Sarkozy terá corrompido um magistrado a troco de informações sobre uma investigação que decorria sobre um presumível financiamento ilegal por parte de Muammar al-Khadafi à sua campanha presidencial em 2007, na qual foi eleito presidente.

Em entrevista à à TF1 e à rádio Europe 1, o ex-chefe de Estado declarou-se inocente e vítima de uma conspiração da esquerda.

rita.porto@sol.pt