As usies, a seguir às selfies

Começando pelo principal, o que é uma usie? Uma selfie de grupo, a partir do pronome pessoal inglês ‘us’ – nós, em português.

Pronuncia-se ‘ussi’ e é “uma tendência crescente que tem muito mais valor social do que as selfies” considera Michal Ann Strahilevitz, uma professora de marketing na Universidade Golden Gate, em S. Francisco, que estuda o comportamento do consumidor.

“Registar momentos que partilhamos com outras pessoas é uma coisa mágica”, acrescentou, e em contraste com a selfies as usies “são mais sobre uma relação e menos centradas em ti e no teu cabelo”.

Uma das primeiras vezes que a palavra – que também tem a grafia ussie – apareceu escrita foi em Abril de 2013, conta Bem Zimmer, responsável pelo site Vocabulary.com e por uma coluna sobre a língua inglesa no The Wall Street Journal.

Em Janeiro já deste ano, também o site norte-americano Business Insider notava que o braço esticado de quem tira as usies é a ‘imagem de marca’ deste tipo de fotografias, porque quem dispara tem de afastar o telemóvel ou máquina fotográfica para conseguir abranger todo o grupo.

Em Março, o jornal Times of India escrevia que uma imagem do Papa Francisco com fiéis “poderia ser a primeira usie registada de uma celebridade”. E um site ligado ao espectáculo, o PopStopTV.com, anunciava em Junho que “As selfies acabaram, a usie é a nova tendência!”.

De qualquer forma, a palavra ainda é muito recente e tão desconhecida que não foi usada para descrever a ‘selfie de grupo’ que, em Março, Ellen DeGeneres tirou nos Óscares.  Para complicar “tem inúmeras variações, como ‘twofie’ (usie de duas pessoas), ‘threefie (de três), et cetera…” acrescenta Zimmer. Será que pega mesmo?