BES: Buscas na sede da Rioforte

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a “continuação de diligências” no âmbito do processo Monte Branco, tendo a Lusa apurado que estão a decorrer buscas na sede em Lisboa da holding Rioforte.

"Confirma-se a continuação de diligências no âmbito do processo Monte Branco", disse a PGR, escusando-se, para já, a adiantar mais pormenores, justificando que o inquérito está em segredo de justiça.

Uma fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que as buscas, pelas 17:45, ainda estavam a decorrer no sexto andar do número 61 da avenida Álvares Cabral, em Lisboa, onde se situada a sede da empresa Rioforte em Portugal.

A Rioforte Investments, é a "holding" para a área não financeira do Grupo Espírito Santo, com presença em Portugal, Espanha, Brasil, Paraguai, Angola, Moçambique e Congo-Brazaville, entre outros países, conforme informação do grupo.

A informação das buscas foi hoje avançada pela edição online do jornal I.

A investigação ao caso Monte Branco é dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), estrutura do Ministério Público que investiga a criminalidade organizada, mais grave e complexa.

No passado dia 24, o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, foi detido para ser interrogado como arguido pelo juiz Carlos Alexandre no decurso do processo Monte Branco, que investiga a maior rede de branqueamento de capitais em Portugal.

Findo o interrogatório judicial, foram aplicadas a Ricardo Salgado as medidas de coação de sujeição a caução, no montante de três milhões de euros, proibição de ausência do território nacional e proibição de contactos com determinadas pessoas.

Segundo o Ministério Público, em causa neste processo em que Ricardo Salgado foi interrogado está a eventual prática de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais.

No mesmo dia, Ricardo Salgado manifestou, em comunicado, a sua "total disponibilidade para colaborar com a justiça no apuramento da verdade", como "já o fez" há dois anos. 

"Ricardo Salgado reitera a sua total disponibilidade para colaborar com a justiça no apuramento da verdade, como já o fez, no âmbito do processo, há cerca de dois anos. Ricardo Salgado acredita que a verdade e a justiça acabarão por prevalecer", dizia uma nota do ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) enviado à agência Lusa. 

Francisco Proença de Carvalho, advogado de Ricardo Salgado, disse, na altura,  à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC),  que o seu constituinte "colaborou com a justiça, prestou a sua visão sobre os factos e assim continuará". 

Lusa/SOL