Meco: ‘pedras’ atadas às pernas dos jovens eram bolas de Natal

O Ministério Público diz não haver quaisquer indícios de que os jovens que perderam a vida no Meco tenham sido alvo de praxes violentas durante o fim-de-semana da tragédia, nem na madrugada em que morreram arrastados por uma onda.

Nas 60 páginas do despacho, o procurador coordenador do círculo de Almada, Moreira da Silva, diz que grande parte das testemunhas do Meco que falaram em praxes violentas no fim-de-semana, depois de várias inquirições vieram a alterar as suas de declarações. Em vez de pedras amarradas às pernas os jovens levariam antes atadas bolas decorativas de um pinheiro de Natal  que Tiago Campos, um dos estudantes que morreu na praia, tinha levado para o fim-de-semana.

No despacho de arquivamento da investigação, a que o SOL teve acesso, este procurador diz também que João Gouveia, o dux, não pode ser responsabilizado pelo que aconteceu aos colegas da Universidade Lusófona.

Nada aponta para que, na noite da tragédia, Gouveia tenha actuado como dux, podendo por isso ser responsabilizado pelo destino dos colegas, lê-se no despacho. Quando saiu da casa alugada em direcção à praia não levava a colher de pau, o ‘ceptro’ símbolo da praxe, nem revelou qualquer ascendente sobre os colegas durante o trajecto ou no areal, caminhando todos lado a lado em conversa. 

Para os investigadores, e apesar da noite fria, os seis jovens foram à praia num contexto de “convívio, de relaxamento e descompressão”, tendo o dux caminhado lado a lado com os restantes os cinco quilómetros que os levaram até ao areal, permitido que uma das estudantes mais novas levasse o telemóvel consigo e arrastado juntamente com os colegas para a água.

“Todos estariam convencidos de que estavam em bom porto, iludidos e cobertos pelas inúmeras elevações de areia”, frisa o procurador. Por outro lado, “não era de esperar que seis pessoas esclarecidas se deixassem manietar por um acto paranóico, mesmo isolado, de um qualquer dux, prescindindo de lhe obedecer”, acrescenta.

As famílias foram na manhã de quarta-feira notificadas do despacho que arquiva o processo.

joana.f.costa@sol.pt