Vítor Bento: BES vai aumentar capital e vender empresas

O presidente do BES, Vítor Bento, emitiu um comunicado onde anuncia medidas para ultrapassar as dificuldades no banco, que anunciou hoje um prejuízo histórico de 3,6 mil milhões de euros no primeiro semestre. A instituição financeira vai fazer um aumento de capital e vender activos não estratégicos, revelou o gestor.

Como consequência dos resultados, o rácio de capital do Banco ficou abaixo dos mínimos regulamentares, “decorrendo daí a necessidade de se aumentar o capital do Banco”, explica Vítor Bento, acrescentando que o plano de capitalização deverá “desejavelmente, contemplar uma almofada de precaução”.

O gestor revela que o banco tem tido nas últimas semanas manifestações de interesse de actuais e potenciais accionistas em participar neste processo, e “expressando mesmo interesse em tomar participações significativas”.

Assim, será desencadeado “de imediato” o processo de aumento de capital do banco, devendo ser convocada uma assembleia-geral "para reunir dentro do prazo em que seja razoável concretizar tal aumento”. 

Por outro lado, acrescenta o gestor, a equipa de gestão já iniciou a preparação de um Plano Estratégico de Reestruturação, que prevê uma “avaliação exaustiva dos activos que seja possível alienar, nomeadamente, mas não só, dos associados a algumas presenças internacionais que não sejam estratégicas”.

joao.madeira@sol.pt