Banco de Portugal suspende gestores do BES

O Banco de Portugal (BdP) decidiu suspender, com efeitos imediatos, os membros dos órgãos de administração do BES com os pelouros de auditoria, compliance e gestão de riscos, bem como os titulares do órgão de fiscalização do banco, depois de ter detectado “actos de gestão gravemente prejudiciais para os interesses do BES e um claro…

Em causa estão Rui Silveira, António Souto e Joaquim Goes. Em comunicado, o regulador revela que, através de uma auditora externa que está a avaliar as contas do banco, foram detectados na segunda quinzena de Julho um conjunto de “factos supervenientes” que “vieram alterar substancialmente o valor das perdas a reconhecer na conta de resultados do primeiro semestre” e a necessidade de capital do banco.

“Estes factos, anteriores à nomeação dos novos membros da Comissão Executiva, indiciam a prática de actos de gestão gravemente prejudiciais para os interesses do BES e um claro incumprimento das determinações emitidas pelo Banco de Portugal”, refere o comunicado.

O regulador considera os indícios de actos prejudiciais “não são compatíveis com a manutenção em funções dos titulares dos órgãos de administração com os pelouros de auditoria, compliance e gestão de riscos, bem como dos titulares do órgão de fiscalização”.

Será designada uma comissão de fiscalização composta por quadros superiores da PricewaterhouseCoopers. A substituição destes membros agora suspensos deverá ser assegurada por proposta dos accionistas, com eventual cooptação pelos membros
em funções.

joao.madeira@sol.pt