Surto de ébola mais fatal de sempre já matou mais de 700 pessoas

A Organização Mundial de Saúde anunciou esta quinta-feira que o surto de ébola que grassa no oeste africano já matou mais de 700 pessoas, com dezenas de novas mortes registadas nos últimos dias.

Surto de ébola mais fatal de sempre já matou mais de 700 pessoas

Na Serra Leoa, o Presidente Ernest Bai Koroma anunciou que irá subtemer todos os pacientes a quarentena e que as autoridades vão conduzir buscas porta-a-porta para identificar doentes e travar o contágio. Isto porque muitas famílias têm evitado levar até ao hospital indivíduos com sintomas da doença, devido à elevada taxa de mortalidade registada durante o internamento de pacientes de ébola.

Na vizinha Libéria, foram encerradas escolas e os funcionários públicos foram exortados a trabalhar em casa.

Várias organizações humanitárias estão a retirar o seu pessoal dos países mais afectados após o registo da morte de diversos funcionários.

Segundo a OMS, o ébola matou já 729 pessoas desde Março, incluindo 57 nos últimos dias. Entre as mais recentes vítimas está o médico responsável pela estratégia nacional de combate à doença na Serra Leoa, Sheik Humarr Khan, de 39 anos.

O ébola não tem cura nem tratamento eficaz dos sintomas, registando uma taxa de mortalidade de 60% durante o presente surto. O vírus propaga-se através de fluídos corporais ou secreções como a urina, o sangue, o suor ou a saliva.

Para além de África, vários países europeus (incluindo Portugal) e asiáticos estão a tomar especial atenção a esta crise sanitária perante os receios de um contágio global. Mas até ao momento, não há registo da doença fora da região originária.

AP / SOL