Os 10 alimentos que o ajudam a ficar mais bronzeado

Já todos ouvimos dizer: “Estás com um ar mais saudável, vê-se mesmo que estamos no Verão”. O bronzeado costuma ‘esconder’ as olheiras, borbulhas e manchas faciais, por isso muitos os homens e mulheres que tentam ficar com um tom de pele mais escuro. 

No entanto, são muitos os que não têm cuidado com a exposição aos raios ultravioleta e passam horas a ‘torrar’ ao sol, sem utilizarem protector solar. Só esta iniciativa pode aumentar de forma considerável o risco de desenvolver cancro de pele.

Mas afinal, o que podemos fazer para, de uma forma saudável, ficarmos com uma pele mais bronzeada? Podem parecer duas coisas completamente distintas e sem qualquer ligação, mas a nossa pele e aquilo que comemos estão intimamente relacionados. 

Existem alguns alimentos que ajudam a manter uma cor de pele mais morena. Isto porque possuem uma substância essencial: a betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante que está presente nos alimentos mais coloridos. “Quanto mais forte e vibrante a cor do alimento, mais betacaroteno ele possui”, explica a nutricionista Wilma Mezini. Para além de ajudar a bronzear, “esta substância combate também o envelhecimento da pele e auxilia na protecção contra o cancro”, acrescenta.

“Os alimentos ricos em betacaroteno contribuem para um melhor bronzeado da pele através da produção de melanina (substância que dá cor à pele). Para sentir bem esse efeito basta consumir duas ou três vezes por dia alimentos ricos em betacaroteno, pelo menos 4 dias antes da primeira exposição ao sol”, disse ao SOL Wilma Mezini.

Assim sendo, quais são os alimentos que nos ajudam a desenvolver (e a manter) uma pele bronzeada de forma saudável?

Cenoura: Uma “excelente fonte de betacaroteno, que contém boas quantidades de vitamina C e potássio, que ajuda a controlar a retenção hídrica”, explica Wilma Mezini. Este alimento estimula a produção de melanina, pigmento responsável pela cor a pele.

Batata-doce: “Uma fonte de vitamina A e de vitamina C. Também possui vitaminas do complexo B (principalmente Vitamina B1, B2), fósforo e ferro. É uma das principais fontes de carboidrato, nutriente essencial para o fornecimento de energia. Proporciona um bronzeado divinal”, disse ao SOL a nutricionista.

Abóbora: Este alimento contém “altas doses de betacaroteno e uma considerável quantidade de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B (B1 e B2 principalmente)”. Além de proporcionar uma boa cor da pele, ajuda a combater a oxidação das células e actua contra o envelhecimento.

Pimento  amarelo, vermelho e verde: Estes alimentos são ricos em cálcio e vitaminas antioxidantes, como a A, C e E. Estas substâncias “protegem os tecidos e as células do organismo, evitando, por exemplo, o envelhecimento precoce, cegueira e a queda de cabelo. Ajuda também a aumentar a absorção e a utilização do ferro no organismo”, explica Wilma Mezini.

Vegetais verde-escuros, tais como, espinafres, rúcula, brócolos e couve : “São fontes de clorofila com alta concentração de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de vitamina E, cálcio e magnésio (…) Estes alimentos também contribuem para a manutenção do dourado da pele”, acrescenta.

Beterraba: “É uma amiga da boa cor da pele e rica em betalaína, um antioxidante natural. Este vegetal contém compostos químicos capazes de impedir a formação de coágulos sanguíneos e na prevenção contra o cancro”, explica a nutricionista.

Manga: “Outra fonte de betacaroteno, rica em vitaminas. Esta fruta ajuda a intensificar o bronze da pele no Verão”, disse Wilma Mezini.

Papaia: “É uma fruta rica em fibras, contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os antioxidantes presentes neste fruto ajudam no controlo do envelhecimento prematuro, na prevenção de obstipações [prisão habitual de ventre] e na digestão”, conclui a nutricionista.

joana.alves@sol.pt