Por que é que a água está mais fria?

Termómetros têm marcado temperaturas mais frias no mar. A culpa é do afloramento costeiro e dos ventos de sudoeste.

Este Verão, a temperatura da água do mar está mais fria, tanto na costa ocidental do país como no Sul. Os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmam a sensação da maioria dos veraneantes nas últimas semanas. «As temperaturas da superfície do mar observadas entre 14 e 21 de Julho, ao largo da costa ocidental têm variado entre os 14º C e os 19º C», refere Anabela Carvalho, do IPMA – que tem sensores de temperatura em bóias em Leixões, Sines e Faro.

Estas temperaturas, explica a meteorologista, são inferiores «cerca de 2º a 3º C às verificadas no mesmo período do ano passado». Isto porque, em 2013, não se verificaram em Portugal «situações de vento persistente» como as que estão a ocorrer este ano.

A ‘culpa’ das temperaturas mais baixas é de um fenómeno meteorológico, típico da costa portuguesa, a que os especialistas chamam de afloramento costeiro.

Devido aos ventos, as águas superficiais são desviadas, originando a ressurgência de águas oceânicas profundas e mais frias.

«As nortadas, dominantes na costa ocidental, e o próprio movimento de rotação da Terra provocam uma corrente de que resulta o transporte de água superficial para oeste e o afloramento junto à costa de águas profundas frias. Em consequência, na faixa costeira, a temperatura da água do mar à superfície diminui consideravelmente. No Verão, nos locais onde a nortada é mais intensa [como é o caso da zona Oeste] formam-se zonas de temperatura mínima junto à costa», esclarece Anabela Carvalho.

Mar mais frio no Algarve

A costa sul, que contorna todo o Algarve, destino da maioria dos portugueses nos meses de Verão, costuma ter uma temperatura da água superior, refere a meteorologista, «aumentando gradualmente de Oeste para Este» – ou seja, à medida que nos aproximamos da costa espanhola.

Esta subida nas temperaturas, «é mais acentuado em situações de levante (vento de Leste), e diminui com o vento de Sudoeste» – que é precisamente o que tem soprado com mais força, afastando as correntes do Mediterrâneo e levando as do Atlântico para a costa Sul.

O resultado tem sido temperaturas médias da água do mar a variar entre os 21º e os 23º C. Sexta-feira passada foi o dia em que a água esteve mais quente, com 23º C, tendo os termómetros descido para os 17º C logo no dia seguinte, segundo dados do Instituto Hidrográfico. Ontem, a bóia de Faro marcava entre 20º e 22º C.

Apesar deste cenário, o Verão não está perdido, para quem ainda não gozou férias este ano: segundo as estatísticas do IPMA, na costa ocidental, o Atlântico atinge valores mais elevados entre Setembro e Outubro. Já no Algarve, as águas mantêm-se tradicionalmente mais quentes nos meses de Julho a Setembro.

Fenómeno não é novo

Apesar da descida da temperatura da água este ano em relação a 2013, a situação não é considerada anormal: «Estes valores estão dentro dos valores médios de 1971-2000 [os meteorologistas utilizam períodos de 30 anos para perceber se a variabilidade das temperaturas está dentro daquilo que é a normal climática]», diz Anabela Carvalho.

E, há três anos, deu-se o mesmo fenómeno em Julho: «Em 2011, houve uma diminuição da temperatura da água do mar ao longo de toda a costa continental, com vento forte no litoral oeste, devido à pressão atmosférica forte, resultante da localização do anticiclone dos Açores e das depressões sobre a Europa ocidental e a Península Ibérica», recorda ainda a meteorologista do IPMA

sonia.balasteiro@sol.pt