Portugueses estão cada vez mais fãs dos ‘banhos públicos’

Raquel, uma jovem de 13 anos, prepara-se para tomar o seu primeiro banho público. Foi desafiada por um amigo e, como acha que é uma moda “engraçada”, não hesitou em ‘meter-se’ nesta aventura.

Esta é apenas uma das centenas de jovens portugueses que estão a aderir a esta brincadeira. Basicamente, este passatempo consiste em filmar-se num espaço público a despejar uma garrafa de água na cabeça, a levar com o esguicho de uma mangueira ou a atirar-se para dentro de uma fonte. Depois de ‘tomar banho’, a pessoa deve desafiar outros amigos a fazerem o mesmo.

Já existem milhares de vídeos no Facebook e no YouTube com este passatempo, mas a verdade é que nem todos os jovens se sentem à vontade para os publicar na internet: “Ainda não decidiu se vou partilhar o meu no Facebook… Tenho medo que me chamem nomes, etc”, confessou Raquel ao SOL.

Mas esta parece ser uma moda que veio para ficar… pelo menos durante a altura mais quente do ano: "Parece ser um bocadinho ridículo, mas é engraçado. Pelo menos durante o Verão, acho que as pessoas vão aderir", disse Daniela, de 16 anos.

Este jogo terá começado nos Estado Unidos, depois da família de um bebé doente ter começado a partilhar vídeos seus a tomar banho de água fria, de forma a chamar a atenção para o caso da criança e aumentar os donativos para tratar a doença da criança. Entretanto o jogo começou a espalhar-se pela internet e a ‘invadir’ outros países.  

Mas a verdade é que a maioria destes vídeos vai de facto parar ao ciberespaço. E não são só os mais novos que praticam esta actividade: Basta escrever ‘Banhos públicos’ no YouTube que aparecem pessoas na casa dos 20, 30 anos a atirarem-se para dentro de lagos…

Por isso já sabe, se vir um vídeo de um amigo seu todo molhado no meio da Praça do Comércio ou na Avenida dos Aliados, pense primeiro antes de clicar para ver. Depois de o visualizar, já não há volta a dar, ou toma um banho público… ou paga o jantar.

joana.alves@sol.pt