Os ‘pássaros da neve’ estão a escolher Portugal

Os chamados ‘pássaros da neve’, nome com que são conhecidos em muitos destinos de sonho os turistas ricos do Norte, estão a escolher Portugal, onde há zonas amenas que oferecem praia quase durante o ano inteiro, onde o calor do Verão não é excessivo, como acontece no Algarve, ou onde há cidades que até de…

Portugal está verdadeiramente a ganhar o estatuto de Florida da Europa, uma espécie de grande Miami, mas com as características dos destinos turísticos de uma Europa que ainda dá cartas e que, no nosso caso, é dos destinos mais seguros, quer no que a investimentos imobiliários diz respeito, quer no que respeita à própria segurança que se oferece aos estrangeiros que nos visitam. Para cumprir esta vocação, só é preciso promover mais e melhor Portugal.

O desafio existe e reside na descoberta da mais-valia turística que o nosso país possui como espaço da Europa Comunitária onde o imobiliário é um investimento seguro e onde há uma cultura secular bem visível em muitas das nossas cidades com história, cidades onde o custo de vida é muito acessível para muitos estrangeiros, onde há ofertas únicas, como acontece no plano da gastronomia, e onde os estrangeiros são tradicionalmente bem recebidos e bem compreendidos, especialmente se falarem Inglês ou Francês.

Embora ainda sem ter dados concretos desta realidade, a percepção que tenho do estado da economia em Portugal e dos mercados que a servem aponta claramente para um Verão muito promissor e positivo, nomeadamente no que respeita ao turismo, e neste, ao turismo residencial, bem como ao ressurgimento da atracção de muitas das nossas cidades, com relevo para aquelas que têm apostado na reabilitação urbana dos respectivos centros históricos.

De Sul para Norte, o país está a reanimar-se em algumas frentes, apesar das claras dificuldades que certas surpresas inesperadas e desagradáveis acabam por gerar numa economia em convalescença, isto é, a recuperar com alguns cuidados e muitos caldos de galinha. Em muitos dos nossos cenários ainda vamos vivendo um dia de cada vez, mas há boas perspectivas para os próximos tempos.

Este ano, este tempo de férias de Verão está a voltar a ser um tempo colorido e promissor, como quando fazíamos férias sem medo da rentrée e com a certeza de as fruir em paz, descansadamente, nos lugares a que nos habituamos a ter férias e, principalmente, sem os sobressaltos do que de todo em todo não desejamos e até pensamos que não irá acontecer.

Este ano, com a chegada de novos ‘pássaros da neve’, em quantidade que muito provavelmente irá superar as mais optimistas expectativas, este ano o Verão está a chegar com as promessas de todas as Primaveras que não tivemos nos últimos anos. São boas notícias para a nossa economia e boas notícias para muitos de nós, como aliás devem ser as boas notícias para a economia.

*Presidente da APEMIP, assina esta coluna semanalmente