Euronext confirma saída do BES do PSI20

A gestora da bolsa portuguesa confirmou hoje a saída do PSI20 das acções do Banco Espírito Santo (BES), com efeitos a partir da próxima segunda-feira, ficando o principal índice com apenas 18 títulos.

A Euronext Nyse já tinha tomado esta decisão na segunda-feira à noite, quando disse que seria confirmada até hoje, se até ao fecho das negociações não houvesse mais informações do regulador sobre a situação do BES.

O BES será retirado do PSI20, o índice onde estão cotadas as maiores empresas portuguesas, a um preço de zero euros (0,00Euro), para que é tido como preço de referência para cálculos de carteira.

Assim, já segunda-feira, o principal índice passa a ter 18 títulos, depois de a Euronext já ter anteriormente retirado do PSI20 a Espírito Santo Financial Group (ESFG). 

A negociação das acções do BES está suspensa desde sexta-feira, depois de terem atingido um novo mínimo histórico de 0,105 euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) informou entretanto que está a investigar a negociação de títulos do BES, sobretudo na passada sexta-feira (01 de Agosto), para verificar se houve utilização de informação privilegiada.

O BES, tal como era conhecido, foi extinto este fim-de-semana. O Banco de Portugal tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação, ficando os activos e passivos de qualidade num 'banco bom', denominado Novo Banco, e os passivos e activos tóxicos num 'banco mau' ('bad bank').

Lusa/SOL