Céline Dion edita ‘The Best of’

A cantora canadiana sintetiza a sua carreira em 15 êxitos, incluindo os duetos com os norte-americanos Frank Sinatra e R. Kelly, no CD “Best of”, editado esta semana em Portugal.

Céline Dion tornou-se conhecida em 1988 quando venceu, representando a Suíça, o Festival Eurovisão, com a canção "Ne partez pas sans moi", a última em língua francesa que conquistou este certame.

Do "Best of" editado pela Sony Music, consta, entre outras canções, "The power of Love", que fora já um êxito em 1985, pela voz da norte-americana Jennifer Rush, "Because you loved me", da banda sonora do filme "Up Close and Personal", de Jon Avnet, e "My heart will go on", do filme "Titanic", de James Cameron.

"It's all coming back to me now", "To love you more", "Then you look at me", e "Love for the one I love" são alguns dos temas escolhidos, a par com "All the way", em dueto com Sinatra, e "I'm your Angel", cuja interpretação partilha com R. Kelly.

Céline Dion, de 46 anos, nasceu na província canadiana do Quebeque, e começou a cantar na década de 1980. Em 1982 venceu o World Yamaha Popular Song Festival, no Japão.

Em 1999, no auge da carreira, a artista decidiu retirar-se por razões pessoais e familiares, como disse na ocasião à imprensa, tendo regressado aos palcos em 2002, com um espectáculo em nome próprio, no Colosseum do Cesars Palace, em Las Vegas, no Estado norte-americano do Nevada.

Segundo o "Livro dos Records — Guiness Book" é a artista mais premiada de todos os tempos, com um total de mais de 2.100 prémios. Os muitos discos de ouro e platina, na sua carreira, reflectem a cantora como a recordista de vendas de álbuns de todos os tempos, com mais de 250.000.000 milhões de unidades, apenas em língua inglesa.

Em Novembro passado, a cantora editou o CD "Loved me back to life", que alcançou o primeiro lugar de vendas em mais de 45 países e entrou para o top 10 em mais de 108 países, tendo já vendido 5,7 milhões de cópias em todo o mundo.

Lusa/SOL