Terminou o cessar-fogo em Gaza

O cessar-fogo de 72 horas acordado entre o Hamas e Israel terminou hoje às 06:00 depois do movimento palestiniano ter recusado o seu prolongamento.

Terminou o cessar-fogo em Gaza

Os dirigentes do Hamas presentes no Cairo acusam Israel de inviabilizar um acordo por recusar as petições palestinianas.

Pouco depois do anunciou palestiniano um militar israelita alertava para a eventual necessidade do país continuar a campanha militar contra o Hamas.

"A reacção tem de ser dura" se o Hamas voltar a disparar contra Israel, disse o líder do comité de Negócios Estrangeiros e Defesa do parlamento, Zeev Elkin.

Do lado palestiniano, a mais urgente e necessária reivindicação que Israel terá de aceitar é a abertura de um porto marítimo no enclave isolado por Israel.

O cessar-fogo de 72 horas entre Israel e o movimento radical palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, chega hoje ao fim.

O objectivo da suspensão das hostilidades foi dar uma oportunidade para que delegações enviadas pelas duas partes ao Cairo se entendam, por intermédio do Egipto, quanto a uma trégua mais duradoura.

O conflito iniciou-se no passado dia 08 de Julho, quando Israel deu início à operação militar "Margem Protectora", com ataques aéreos para responder ao disparo de foguetes palestinianos, a partir da Faixa de Gaza, contra território israelita.

A 17 de Julho, o exército israelita começou manobras terrestres para destruir a rede de túneis construída pelo Hamas, que controla o enclave desde 2006, e é usada para ataques em zonas fronteiriças.

Mais de 1.850 palestinianos morreram em 28 dias de ofensiva. Do lado israelita, morreram perto de 60 pessoas.

Lusa/SOL