Ébola: DGS divulga esta tarde medidas concertadas com Europa

A directora-adjunta da Direcção Geral de Saúde disse hoje à Lusa que a entidade vai divulgar esta tarde uma posição concertada com os parceiros europeus sobre a declaração de estado de emergência mundial de saúde pública.

Ébola: DGS divulga esta tarde medidas concertadas com Europa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a epidemia de Ébola, registada na África Ocidental, onde já matou perto de mil pessoas, "emergência de saúde pública de carácter mundial".

"Estamos a concertar posições com os países que são nossos parceiros europeus, estamos a analisar bem o documento [divulgado hoje de manhã pela Organização Mundial da Saúde] e iremos emitir um comunicado às 16:00", garantiu Graça Freitas.

Escusando-se a adiantar que medidas poderão ser tomadas por Portugal ou pela Europa, a directora adjunta da DGS referiu que os responsáveis da DGS estiveram "nos últimos dois dias em audioconferência com os parceiros europeus" para concertar uma posição.

A directora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu hoje à comunidade internacional que ajude os países afectados a combater a epidemia de Ébola, a pior em quatro décadas. 

Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental mais atingidos pela epidemia – Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Nigéria – "não têm meios para responderem sozinhos" à doença e pediu "à comunidade internacional que forneça o apoio necessário". 

Lusa/SOL