SEF ‘barra’ angolano por suspeitas de tráfico de crianças

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recusou, esta quarta-feira, a entrada em Portugal de um cidadão angolano proveniente de Luanda acompanhado de dois menores, da mesma nacionalidade, sem que para tal tivesse a devida autorização dos pais das crianças, uma de 11 anos e outra de 14.

SEF ‘barra’ angolano por suspeitas de tráfico de crianças

A abordagem aconteceu no aeroporto Francisco Sá Carneiro durante o controlo de fronteira a voo, proveniente de Luanda com destino à cidade do Porto, quando se descobriu que o passageiro em causa, de 39 anos, não tinha qualquer relação de afinidade com os menores.

Os inspectores do SEF identificaram ainda um cidadão estrangeiro, que reside legalmente em Portugal, que se encontrava no aeroporto a aguardar a chegada das crianças e que supostamente seria o responsável pelo transporte das mesmas até França, presumível destino final das mesmas.

As crianças e o homem foram repatriados para o país de origem, tendo sido dado conhecimento às autoridades angolanas competentes, que no âmbito da cooperação policial internacional entre o SEF e a Polícia angolana estão a acompanhar o caso.

sonia.graca@sol.pt