Alentejo considerado “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”

A região do Alentejo acaba de ser eleita como a “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”, numa votação online, promovida pelo site de viagens do jornal norte-americano USA Today. Sendo a única região portuguesa a votos, o Alentejo competiu com concorrentes de peso, entre eles, Napa Valley na Califórnia e Champanhe em França. 

No Alentejo, a Herdade do Esporão recebe milhares de turistas provenientes de todo o mundo e que podem aqui conhecer mais sobre onde e como são produzidos os vinhos, mas também desfrutar do melhor que a região tem para oferecer. Este verão, a grande novidade são os sunsets ao fim-de-semana na esplanada, com uma seleção de petiscos e vinhos, servidos ao ritmo de música contagiante.

Em geral, os visitantes podem realizar visitas às vinhas, adegas e caves, bem como provas de vinhos e azeites, passeios e piqueniques, almoçar no restaurante ou petiscar no wine bar, tirando partido da paisagem natural e da biodiversidade da propriedade. 
 
Aliás, a produção sustentável é um grande objetivo do Esporão já que, além de permitir a produção de vinhos e azeites cada vez melhores, contribui para proteger a riqueza do ecossistema desta região, um legado que se pretende preservar para as gerações futuras.
 
António Roquette, responsável do Enoturismo da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, afirma que “este reconhecimento vem comprovar o potencial do Alentejo enquanto destino de enoturismo de referência a nível mundial. Uma região que tem sabido preservar a sua autenticidade e herança cultural, assente na qualidade dos vinhos, na riqueza gastronómica e nas paisagens deslumbrantes, proporcionando uma experiência única a todos os que a visitam”. 
 
“Será ótimo podermos dar a conhecer um outro lado do Alentejo e mostrar que Portugal é, de facto, um país de Norte a Sul com segredos e encantos ainda por descobrir.”, acrescenta o responsável.