Super Lua de domingo poderá ser tapada pelas nuvens

A segunda Super Lua deste ano, e a mais expressiva, ocorre no domingo, dia em que o satélite natural da Terra estará próximo do horizonte e, por isso, aparentemente maior, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

A Super Lua de domingo é, das três de 2014, a mais propícia para ser observada, porque os instantes do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais próximo da Terra) e da Lua Cheia "estão apenas desfasados de 26 minutos" e "são próximos do instante do nascimento" da Lua, indica o OAL no seu portal.

A observação do fenómeno, porém, poderá ser uma tarefa difícil, uma vez que as previsões meteorológicas, consultadas pela Lusa, apontam para nebulosidade nalguns pontos do território nacional, como regiões Norte e Centro do continente e arquipélago da Madeira.

No arquipélago dos Açores, a tendência será para haver boas condições de céu nocturno e, no continente, eventualmente nas regiões do Alentejo e do Algarve.

No domingo, a Lua estará no perigeu às 18h43 (hora de Lisboa) e em fase de Lua Cheia às 19h09. A Lua nasce às 20h16. No perigeu lunar, o satélite natural estará a 356.895 quilómetros da Terra.

Ao olhar humano, a Lua, por estar próxima do horizonte, parece maior, pura ilusão.

"Estando a Lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrónomos e psicólogos", refere o OAL no portal.

Comparativamente à primeira Super Lua do ano, de 12 de Julho, e à última, a de 09 de Setembro, a de domingo é mais expressiva, por a Lua atingir a distância mínima da Terra em fase de Lua Cheia.

A distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 quilómetros e, no perigeu, é, em média, de 363.100 quilómetros.

João Retrê, director do Departamento de Mediação Científica do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, adiantou à Lusa que, no caso da Super Lua de 12 Julho, os instantes do perigeu e da Lua Cheia estavam desfasados de 21 horas e um minuto, ao passo que, na de 09 de Setembro, estarão 22 horas e sete minutos.

A Super Lua acontece pelo menos uma vez por ano, sempre em fase de Lua Cheia e quando a diferença entre os seus instantes e os do perigeu é menor do que um dia e oito horas.

Devido à variação da distância Lua-Terra no perigeu, nem todas as Super Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho, lembra o OAL. 

Para assinalar o fenómeno, o Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, promove no domingo à noite uma sessão de 30 minutos, seguida de observação exterior, com binóculos e telescópio. A iniciativa tem entrada livre.

Lusa/SOL