O maior goleador da história despediu-se

Aos 36 anos, Miroslav Klose disse que já cumpriu o sonho na selecção da Alemanha. E deixou a carreira internacional como o maior goleador de todos os tempos em Mundiais, com 16 golos.

A decisão está tomada. E surgiu depois do Mundial do Brasil. Aí, com a camisola da selecção da Alemanha conseguiu duas coisas: ser campeão do mundo e marcar dois golos nesta última edição, que o fez atingir a marca história de 16 golos, ultrapassando Ronaldo (o brasileiro), com 15.

Enviou um comunicado divulgado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) a dizer que colocava um ponto final na sua carreira na selecção (termina também com 71 golos em 137 jogos, um máximo também na selecção).

Klose, que nasceu na Polónia, estreou-se com a camisa da Alemanha em Março de 2001 e fez um golo frente à Albânia. Foi o princípio da lenda.

Depois disso, disputou quatro edições do Campeonato do Mundo, foi vice-campeão mundial em 2002, terceiro em 2006 e 2010 e agora, finalmente, arrebatou o título em 2014. Para Klose, este foi o ponto mais alto e a altura para anunciar o adeus.

“Com o título no Brasil cumpri o meu sonho de infância. Estou orgulhoso e feliz de ter podido participar neste grande êxito para o futebol alemão”, disse Klose. “Desfrutei de um tempo único e maravilhoso na selecção nacional, com muitos momentos inesquecíveis. Nas últimas semanas recordei e desfrutei esses momentos. Para mim não pode haver um momento mais belo para encerrar a carreira na selecção”.

Klose foi fundamental no sucesso da selecção de Joachim Löw no Mundial de 2014, marcando duas vezes em cinco partidas.

“Eu sou avançado e o meu trabalho é marcar golos. Nunca foi sobre recordes para mim, mas sempre em ajudar a equipa. Por isso, gostaria de agradecer a todos os meus companheiros", concluiu.

Top-10 goleadores em Mundiais

1. Klose – 16 golos
2. Ronaldo – 15
3. Gerd Muller – 14
4. Just Fontaine – 13
5. Pelé – 12
6. Jurgen Klinsmann – 11
7. Sandor Kcsis – 11
8. Gabriel Batistuta, Gary Lineker, Helmut Rahn, Teofilo Cubillas e Grzegorz Lato – 10 

 

Todos os 16 golos pela selecção neste vídeo:

 

SOL