Xadrez: Kasparov perde corrida à liderança da FIDE para aliado de Putin

O antigo campeão de xadrez russo Garry Kasparov, que também é um firme opositor do Presidente Vladimir Putin, perdeu as eleições para a liderança da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Numa votação realizada à margem das Olimpíadas de Xadrez em Tromso, na Noruega, o actual dirigente Kirsan Ilyumzhinov voltou a ser o vencedor por laga maioria, sendo reconduzido no cargo que ocupa há 19 anos. Esta é uma dura derrota para Kasparov, uma vez que a eleição tinha sido transformada num confronto político entre críticos e apoiantes de Putin. A Rússia, recorde-se, é a maior potência do xadrez mundial.

“Isto não tem nada a ver com o xadrez. É uma luta política”, sintetizou o próprio Kasparov, que acusou o candidato rival de “fraude eleitoral”.

Ilyumzhinov é uma personagem peculiar do xadrez mundial e da política russa. Foi Presidente da república russa da Calmúquia, que tem a particularidade de ser o único território europeu (situa-se no norte do Cáucaso) com uma população maioritariamente budista e de etnia mongol. O multimilionário de 52 anos é considerado extremamente inteligente. Porém, causou estranheza junto da opinião pública russa ao ter declarado que foi raptado por extraterrestres e levado por alguns dias para outro planeta. No entanto, é um aliado próximo de Putin, e por esse motivo um membro do círculo máximo do poder russo.