Smartphone sobrevive seis semanas no mar

O utilizador de um Sony Xperia Z2 perdeu o smartphone durante uma sessão de esqui aquático, na Suécia. Quando o recuperou, seis semanas depois, ainda funcionava.

Uma das características mais publicitadas pela Sony relativamente aos seus smartphones é a sua resistência à água. De facto, segundo a empresa são já vários os aparelhos da gama Xperia a sobreviver a 30 minutos de imersão em profundidades não superiores a 1,5 metros. Felizmente para Alexander Maxén, um jovem sueco oriundo de Gotenburgo, a resistência do seu Xperia Z2 foi superior ao publicitado pela empresa nipónica.

Durante uma sessão de esqui aquático o Xperia Z2 de Maxén caiu ao mar, onde permaneceu por mais de seis semanas em profundidades superiores a 10 metros – o que impossibilitou uma primeira tentativa de recuperação do aparelho, que só voltou a ser tentada por um praticante de mergulho em profundidade, amigo do jovem. O Sony Xperia Z2 foi devolvido com sucesso, ainda que apresentasse danos superficiais. 

Foi para surpresa do dono que, ao ligar o smartphone a um carregador, o seu aparelho voltou a acender a luz LED e a recarregar a bateria. Após ter sido novamente ligado, a sua utilização terá decorrido dentro da normalidade, inclusive durante a realização de chamadas.

Este episódio começou por ser divulgado pela imprensa sueca, e recorda um outro episódio de 2013 – também com smartphones da Sony -, onde um Sony Xperia V terá permanecido funcional mesmo depois de ter passado quatro dias dentro do mar.