África do Sul protege rinocerontes da caça furtiva

O Governo da África do Sul decidiu retirar centenas de rinocerontes do famoso Parque Kruger, na fronteira com Moçambique, para proteger os animais da caça furtiva que ameaça esta espécie há anos.

“A decisão sobre a questão do deslocamento está tomada”, garantiu a ministra do Meio Ambiente, Edna Molewa, que confirmou ainda que a intenção é capturar e posteriormente enviar centenas de rinocerontes para outras reservas do país, ou mesmo para o exterior.

“As autoridades vão recolocar pelo menos 500 animais”, afirmou Sam Ferreira, cientista que integra a comissão dos Parques Nacionais da África do Sul.

A caça ilegal de rinocerontes provocou a morte de 13 animais em 2007, mas o número disparou no ano passado para os 1.004, apesar da mobilização de soldados na vasta reserva natural, que tem um território equivalente a Israel.

Existe no Kruger entre 8.400 e 9.600 rinocerontes. Os chifres dos animais são vendidos a preços muito elevados no mercado negro da medicina asiática, que atribui diversas qualidades ao material, nunca demonstradas cientificamente.

SOL com AFP