Este é o país mais visitado do mundo

Para ser mais preciso, foram 84,7 milhões de turistas estrangeiros a visitar França no ano passado, colocando o Hexágono como o mais visitado de todos, à frente dos EUA e Espanha.

A França continua charmosa. Segundo um estudo anual lançado esta semana e publicado no Le Figaro, o número de visitantes até aumentou 2 por cento em relação ao ano de 2012.

Ainda longe do objectivo dos 100 milhões – que parece só o MNE francês Laurent Fabius querer (mais dinheiro, mas mais confusão?) – mas a caminhar para lá.

Em segundo e terceiro aparecem os EUA e a Espanha, que receberam respectivamente 69,8 e 60,7 milhões de turistas nas suas terras.

Claro que a França vai a reboque de Paris, cuja capital é o primeiro destino turístico mundial, assim nos contam os números de 2013. São os alemães que mais a preferem na Europa (foram 13 milhões a visitá-la), à frente dos britânicos, que também aumentaram o tráfego rumo à Torre Eiffel.

Só os belgas, luxemburgueses, italianos e espanhóis diminuíram a presença em relação a 2012.

Fora da Europa, são os turistas da América do Norte que mais adoram a capital francesa (e não vale trocadilhos fáceis com americanos em Paris). São mais de 4 milhões que atravessam o Oceano.

Os turistas asiáticos também cresceram e somam já 4,5 milhões a visitar França, um aumento de 13 por cento em relação a 2012. Esta evolução vem mais do lado dos chineses (1,7 milhões, +23,4%), do que japoneses (700 mil) e indianos (300 mil).

Bon, é uma questão de sorte ir lá e não apanhar muita gente.

SOL